quarta-feira, dezembro 15, 2004

Nicolau e as varandas

Está aí a quadra preferida de todos, pois é o Natal. Quadra que celebra o nascimento de Jesus Cristo e mete uma prendas à mistura porque a dada altura alguém se lembrou de inventar a estória de um velhinho que dava prendas às criancinhas mais desfavorecidas. Mas o que realmente me faz lembrar o Natal são as decorações que alegram toda a gente. Estava eu a admirar as decorações das casas quando vejo um Pai Natal pendurado numa varanda. Nunca tinha visto um é verdade e perguntei a um amigo se aquilo realmente era um boneco decorativo, ele confirmou e disse que em casa dele tinha um mas na chaminé. Aquelas palavras não me satisfizeram e parti em busca de um desses bonecos munido de um lança chamas caseiro que fiz com um spray e um isqueiro. Rapidamente encontrei um na minha rua pendurado num primeiro andar, peguei no meu lança chamas e quando ia a disparar ele gritou e largou-se da varanda. Pensava eu que estava na presença de um boneco possuído por uma alma maléfica mas não, era apenas um homem que me contou muito rapidamente porque estava alí pendurado. Disse-me que era amante da senhora do 1º esquerdo e que finalmente encontrar um modo de escapar à ira do marido enganado.
Agora que reparei nisso realmente há uma quantidade enorme de bonecos desses nas casas de todos os portugueses, tenha cuidado senhor leitor porque pode estar a ser engando.

AS